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Um dos meus tipos favoritos de pintura é a psicodélica, ou arte psicodélica.  É qualquer tipo de obra de arte visual inspirado nas experiências psicodélicas induzidas por drogas como o LSD, a mescalina e psilocibina. A palavra "psicodélico", é um termo cunhado pelo psicólogo britânico Humphry Osmond, significa "mente se manifestando". Por essa definição de todos os esforços artísticos para representar o mundo interior da psique pode ser considerado "psicodélico".

O que é?

Na linguagem comum "Psychedelic Art" refere-se sobretudo ao movimento de arte da contracultura dos anos 1960. As artes visuais psicodélicas eram uma contrapartida para o rock psicodélico. Cartazes de shows, capas de álbuns, luzes de show, murais, gibis, jornais clandestinos, refletidos não apenas nas alucinações do LSD, mas também em sentimentos políticos, sociais e espirituais inspirados por idéias derivadas desses estados psicodélicos de consciência. 

Artistas

Os principais exponentes do movimento de arte psicodélica dos anos 1960 foram os artistas de cartazes de rock, em São Francisco, tais como: Rick Griffin, Victor Moscoso, Mouse Stanley & Alton Kelley e Wes Wilson. Seus cartazes de concertos de bandas de Rock Psicodélico foram inspirados na Art Nouveau, Vitoriana, Dadaísta, e Pop Art. 
Os "Cartazes de Fillmore" estavam entre os mais notáveis da época. Cores ricamente saturadas em flagrante contraste, elaboradas com letras ornamentadas, com forte composição simétrica, elementos da colagem, as distorções de borracha, como, iconografia e bizarras são características do estilo de arte dos cartazes psicodélicos de São Francisco.

Contracultura

O estilo floresceu de 1966 a 1972. O trabalho deles foram imediatamente influentes para a arte das capas de discos, e de fato todos os artistas mencionados também criaram capas de alguns álbuns de bandas de Rock Psicodélico. 

Apesar de São Francisco continar sendo o centro de arte psicodélica no início dos anos 1970, o estilo também desenvolvido a nível internacional: o artista britânico Bridget Riley tornou-se famoso por suas pinturas op-art, ou seja, criar ilusões de ótica. Mati Klarwein criou obras psicodélicas para os álbuns de Miles Davis, e também para Carlos Santana. Pink Floyd trabalhou muito com designers sediados em Londres. Hipgnosis criaram gráficos para apoiar os conceitos em seus álbuns.

Artistas na área de Los Angeles, como John Van Hamersveld, Dayton Warren e Bevacqua Arte e artistas de Nova York Peter Max e Milton Glaser todos produzidos cartazes para concertos ou movimentos sociais (como o movimento anti-guerra), que foram altamente recolhidos durante este tempo. A capa da revista Life de 01 de setembro de 1967 mostrou a questão bem na época do Verão do Amor, focou-se na explosão da arte psicodélica em cartazes e os artistas como líderes na comunidade da contracultura hippie.


"Blotter Art"

A arte psicodélica também foi aplicada para o LSD em si. LSD começou a ser feito no papel mata-borrão no início de 1970 e isso deu origem a uma forma de arte especializada de decoração do papel mata-borrão. Muitas vezes, o mata-borrão foi condecorado com insígnias minúsculas em cada guia perfurada quadrado, mas na década de 1990 este tinha evoluído para concluir os projetos em quatro cores, muitas vezes envolvendo uma página inteira de 900 ou mais guias. Mark McCloud é uma reconhecida autoridade sobre a história do LSD Blotter Art. 

O fato de que o LSD Blotter Art continuou a evoluir ao longo de décadas mostra que o movimento de arte psicodélica não terminou com o 60, e se for considerado mais profundamente não começou nessa década também. O uso de drogas por artistas não é nada novo.

 
"Não há poesia entre os bebedores de água", disse o poeta romano Ovídio.

No entanto, uma vez que as drogas sempre foram um tabu, o uso de drogas de artistas nem sempre entraram nos registros históricos. Era parte da rebeldia juvenil dos anos 1960 o uso aberto de drogas, mas as drogas psicodélicas também foram vistos em uma luz diferente a partir de mais tradicionais como os opiáceos, cocaína e álcool. 
O LSD foi uma invenção nova que tinha mostrado como uma promessa maravilhosa à medicina psiquiátrica. O mais importante para o movimento de contracultura dos anos 1960 foi fortemente associada à criatividade e que foi promovida como uma porta de entrada para a experiência mística. Estes aspectos atrairam artistas e intelectuais a experiência com o LSD e outras drogas psicodélicas. Mais abaixo, exemplos desse tipo de arte:





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