Posted by Unknown | File under :
Durante a Ditadura, mesmo com a censura, a cultura brasileira não deixou de criar e se espalhar ,a arte se tornou um instrumento de denúncia da situação do país. Dos festivais de música iniciam compositores e cantores das chamadas canções de protesto, como Geraldo Vandré, Chico Buarque de Holanda e Elis Regina. No cinema, os trabalhos de Cacá Diegues e Glauber Rocha levam para as telas a história de um povo que perde seus direitos mínimos. No teatro, grupos como o Oficina e o Arena procuram dar ênfase aos autores nacionais e denunciar a situação do país naquele período.
Vários momentos da Ditadura podem ser vistos em filmes feitos pelo cinema brasileiro retratando a época.

Alguns Deles:

-Pra Frente,Brasil   
Veja a Sinopse Aqui.      
      

 -Hércules 56
Veja a Sinopse Aqui.

 

A Censura Artística

Durante o período da ditadura militar que assolou o país, e principalmente após a publicação do Ato Institucional Nº 5 (AI-5 ou Ato Institucional Número 5)  que dava totais poderes ao governo e retirava dos cidadãos todos os direitos, muitos cantores, compositores, atores e jornalistas foram “convidados” a deixar o Brasil. A repressão a produção cultural perseguia qualquer idéia que pudesse ser interpretada como contrária aos militares, mesmo que não tivesse conteúdo diretamente político. Por conta disso os militares foram capazes de prender, sequestrar, torturar e exilar artistas e intelectuais. 



A ditadura militar além de músicas, filmes e outras manifestações artísticas, também deu origem a vários livros sobre o tema mostrando o que aconteceu,depoimentos, o fato histórico em si, informações importantíssimas para a nossa cultura e história do Brasil.
Livros:

Música:

Um outro grande exemplo dessa criação cultural foi o movimento Tropicália, um movimento cultural brasileiro que teve influências musicais de artistas de vanguardas e cultura pop nacional e internacional. As manifestações do movimento não se restringiram a música, conhecidas pelos cantores Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Os Mutantes, Tom Zé e Torquato Neto, mas também influenciaram o cinema, teatro e nas artes plásticas.
 Uma grande demonstração deste movimento é a música " Pra não dizer que não falei de flores" 
de Geraldo Vandré.

Clipe da Música:
 

Em Resumo, a época da Ditadura Militar no Brasil
 mudou a maneira de pensar de milhares de artistas brasileiros e até estrangeiros sobre a arte,
(seja ela expressa por meio de músicas,pinturas ou poemas) no brasil, fato que se formos analizar
deu uma "guinada" na arte em nosso País.

Fontes:

www.google.com
www.ditaduraportalprofessor.wordpress.com/
www.youtube.com.br
www.frasesdadilma.wordpress.com/
www.lojacarosamigos.com.br/
www.interfilmes.com/
pt.wikipedia.org/wiki/
www.artditadura.blogspot.com.br/


Aluno: Danilo Reiners



0 comentários:

Postar um comentário