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Existem várias experiências atuais que demonstram a importância da arte na educação, mostrando, em particular, como o desenvolvimento estético pode promover domínios de aprendizagem socioemocional, sociocultural e cognitivo.
 Na 30ª Conferência da UNESCO, em novembro de 1999, foi lançado um apelo global para a promoção da educação artística e da criatividade nas escolas. Muitas escolas tem trabalhado afincadamente neste tema desde o relatório de 1996 por meio da publicação de relatórios e conferências para a divulgação dos benefícios da educação artística para a aprendizagem e para o desenvolvimento sustentável dos povos.
 As artes são uma via de conhecimento caracterizado pela utilização constante de estratégias de compreensão e a educação pelas artes apresenta amplas referências sobre questões como a universalidade ou a variedade da experiência humana, similares às que se podem levantar pelos físicos sobre a ordem e o caos ou os modelos de representação do universo.



 No entanto, a escola, como instituição em que o conhecimento se deve adquirir, não parece reconhecer por completo a importância das artes, por vezes tidas como disciplinas secundárias tanto por educadores como por alunos e encarregados de educação. Tal se deve a uma má compreensão e até desconhecimento do papel das artes no desenvolvimento da criança e do adolescente; por isso é preciso reverter a situação a favor de uma escola que valorize os aspectos educativos contidos no universo da arte.


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