Existem várias
experiências atuais que demonstram a importância da arte na educação,
mostrando, em particular, como o desenvolvimento estético pode promover
domínios de aprendizagem socioemocional, sociocultural e cognitivo.
Na
30ª Conferência da UNESCO, em novembro de 1999, foi lançado um apelo global
para a promoção da educação artística e da criatividade nas escolas. Muitas
escolas tem trabalhado afincadamente neste tema desde o relatório de 1996 por
meio da publicação de relatórios e conferências para a divulgação dos
benefícios da educação artística para a aprendizagem e para o desenvolvimento
sustentável dos povos.
As artes são
uma via de conhecimento caracterizado pela utilização constante de estratégias
de compreensão e a educação pelas artes apresenta amplas referências sobre
questões como a universalidade ou a variedade da experiência humana, similares
às que se podem levantar pelos físicos sobre a ordem e o caos ou os modelos de
representação do universo.
No entanto, a
escola, como instituição em que o conhecimento se deve adquirir, não parece
reconhecer por completo a importância das artes, por vezes tidas como
disciplinas secundárias tanto por educadores como por alunos e encarregados de
educação. Tal se deve a uma má compreensão e até desconhecimento do papel das
artes no desenvolvimento da criança e do adolescente; por isso é preciso
reverter a situação a favor de uma escola que valorize os aspectos educativos
contidos no universo da arte.
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