Foi um movimento
artístico que surgiu na França no século XIX, era uma nova visão da natureza,
utilizando pinceladas soltas e variação da luz. Geralmente os quadros eram
pintados ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações da
luz.
As cores são alegres
e vibrantes, são de encher os olhos. Os contrastes da natureza, transparência
luminosa, claridades das coisas (não se utilizava a cor preta, penas tons
escuros e claros.), e a sugestão de vida harmoniosa transparecem nas imagens
criadas pelos impressionistas.
Os impressionistas
retratam em suas telas os reflexos da luz do sol sobre as cores da natureza,
para pintar suas telas, eles visitavam os mesmos lugares, varias vezes ao ano,
para ver a variação do ambiente.
O Impressionismo mostra a graciosidade das
pinceladas, a intensidade das cores e a sensibilidade do artista, que em
conjunto emocionam quem contempla suas obras.
Claude Monet (1840-1926) fez parte do
movimento impressionista na França, que teve início em 1874 com a primeira
exposição do grupo no ateliê do fotógrafo Maurice Nadar. A denominação
Impressionismo foi dada a partir de uma declaração pejorativa do crítico de
arte francês Louis Leroy ao ver a tela de Monet Impression Du Soleil Levant
(ver quadro indicado na "Galeria dos Grandes Mestres", abaixo). O
grupo ficou conhecido por realizar uma pintura ao ar livre, em frente ao
motivo, numa nova concepção de pintura, de celebração dos espaços do mundo e da
luz. Adotando um princípio dinâmico por excelência, o grupo também eliminou as
referências mitológicas, religiosas e históricas para refletir a vida
contemporânea e a nova Paris, as impressões momentâneas e fugazes de seu
cotidiano.
W.Maguetas - 2005
(baseado no quadro Rosa e Azul
de Renoir)
Pintando diretamente sobre a tela branca,
utilizando somente cores puras justapostas, geralmente sem misturá-las, os
impressionistas buscavam obter a vibração da luz, o aspecto efêmero da vida,
fugaz momento da luz e da sensibilidade, ato de amor entre artista e mundo,
despido de toda e qualquer contingência exterior às suas motivações mais
profundas. Os principais representantes do grupo foram Monet, Manet, Renoir,
Camile Pissaro, Alfred Sisley, Vincent Van Gogh, Degas, Cézanne, Caillebotte,
Mary Cassatt, Boudin (professor de Monet), Morisot, dentre outros.
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